Gerar banco a partir do diagrama de classes (Rational)

Após finalizar toda an lise sobre a estrutura e funcionalidade do sistema a se densenvolver o próximo passo, basicamente, seria partir para o desenvolvimento.

Sendo assim, por que não aproveitarmos o que j desenvolvido no diagrama de classes?

Por isso, o Rational Rose disponibliza gerar o banco a partir do mapeamento das tabelas de acordo com o nosso diagrama de classes.

Como exemplo, desenvolvi um diagrama de classes simples, referente a pedidos de compras de um cliente.

Criar Package Diagrama Diagrama De Classes Pedido

É interessante que você já defina o tipo(string, bollean...) de cada atributo de suas classes para ficar mais consistente o diagrama de classes com o banco gerado. (Se não definir agora, ele ir gerar tudo com small int)

Após finalizado seu diagrama de classes, devemos definir quais classes se tornarão tabelas no nosso banco. Para isso fação seguinte em todas as tabelas.

Classes Persistentes (Futuras tabelas no banco)

Caso você possua atributo de identificação em suas classes ("id_cliente", "codigo_cliente"...) você deve defini-los como parte do objeto de identificação, se não o Rational ir criar identificadores automaticamente ao gerar as tabelas.

Para isso faça o seguinte:

Obs: Essa parte à cima não é muito aconcelhavel pois, na realidade no diagrama de classes não deve conter os diagramas identificadores. Porém, pra quem gosta de trabalhar desta forma, ficou a dica.

Criar Banco - Para manter nossas tabelas (Deixe o nome como BancoDados ) Transforma Modelo Dados

Agora v em em Schemas, dentro da pasta Logical View e abra o nosso schema criado. Dentro dele estar todas as nossas tabelas geradas ( se estiver faltando alguma é porque você não a marcou como persistente anteriormente.)

Próximo passo, criar o diagrma do modelo de dados:

Diagrama do modelo de dados (Renomeie o arquivo para ModelodeDados )

Para adicionar nossas tabelas ao diagrama é muito simples. Basta você arrastar as tabelas do nosso Schema para dentro do nosso Modelo de Dados.

Diagrama Modelo de Dados

Após terminar de adicionar todas as tabelas ao modelo você notar que surgiram automaticamente o relacionamento entre as tabelas. Perceba também,-  que se surgiram automaticamente nossas colunas identificadoras, com o sufixo _ID do nome de cada tabela.

Finalmente, vamos gerar nosso script sql do banco:

Forward Engineer

Pronto, você acabou de gerar o script sql do banco a partir do seu diagrama de classes!!